domingo, 8 de junho de 2014

Samples


O que são samples?

Samples ("amostras", em inglês) são trechos de sons gravados de um instrumento para serem usados noutro equipamento ou programa.
Samples geralmente são gravadas de acordo com um padrão para atingir maior realismo na replicação de um efeito e/ou instrumento a ser implementado.

Ok, mas o que isso tem a ver com o projeto?

Estamos desenvolvendo um piano usando o Arduino, certo? Nada mais justo do que usar uma biblioteca de samples para reproduzir sons mais realistas do que aqueles encontrados em teclados mais baratos.

Nós preparamos uma biblioteca especial para o projeto, gravada de um piano de cauda para concertos, um Yamaha CF III.

Como vamos usar essas samples?

Para este projeto, estaremos utilizando uma biblioteca chamada TMRpcm.h, ela torna possível a reprodução de sons. Essas samples no entanto tem que atender alguns requisitos:

- Formato PCM sem compressão, com extensão .wav;
- Taxa de amostragem de 32000 Hz;
- Deve possuir apenas uma faixa (mono).

O Arduino não possui alto falantes, como eu vou ouvir o som?

Vamos usar um Audio Jack, que é um conector P2 fêmea, possibilitando o uso de qualquer caixa de som.

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Mais informações sobre a biblioteca usada pode ser encontrada aqui: https://github.com/TMRh20/TMRpcm/wiki

As samples podem ser encontradas aqui:
https://www.dropbox.com/sh/x97ye327u215fsb/AABNn2TjAxmn1HcY8v_IPLEVa

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